segunda-feira, 11 de abril de 2016

8 - PROJETOS ESPECIAIS


8.1 Projeto Arte, História e Produção


Justificativa


Incentivo à apreciação estética de obras artísticas associadas ao fazer, conhecer e apreciar a Arte em atividades que reflitam sentimentos e desenvolvam o espírito crítico.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver a análise crítica de obras de arte representando idéias e sentimentos através de imagens.
  • Identificar a produção artística relacionando-a com o momento histórico-cultural.

Recursos Humanos


Alunos, professores, equipe técnica.

Recursos Materiais


  • Painéis com reproduções de obras artísticas;
  • Livros de Artes;
  • Vídeo;
  • Biblioteca;
  • Internet;
  • Visitas a Museus.

Público Alvo


  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio.

Conteúdo


Análise de obras artísticas: reprodução e releitura.

  Duração


Ano letivo.

Ambiente

  • sala de aula;
  • sala de informática;
  • biblioteca;
  • Museus locais.

Metodologia / Avaliação

  • Realização dos trabalhos em sala de aula mediante apresentação de gravuras, reproduções, livros e vídeos.
  • Realização de exposição com os trabalhos desenvolvidos.

8.2  Projeto de Esportes


Campeonato Interclasses – Futsal


Objetivo


desenvolver no aluno o espírito competitivo, o prazer pelos esportes, a obediência às regras do jogo e o respeito aos colegas.



Clientela


alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Período de realização


 1º e 2º semestres

Responsáveis


Professores de Educação Física, Professores Coordenadores e Direção.


Recursos Materiais

  • bolas de futsal, 
  • uniformes, 
  • quadra esportiva, 
  • traves e redes.

Avaliação 

atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.

Campeonato de Tênis de Mesa


Objetivos


desenvolver no aluno o espírito competitivo, o prazer pela prática de esportes, a obediência às regras do jogo e o respeito pelos colegas.

Clientela


alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Período de realização


1º e 2º semestres

Responsáveis


Professores de Educação Física, Professores Coordenadores e Direção.

Recursos Materiais


  • mesa de tênis de mesa, 
  • redes, 
  • bolinhas e raquetes.

Avaliação: condutas de solidariedade, respeito e dignidade.

8.3  Projeto de Teatro


Justificativa


  • Divulgar para o aluno o que é o Teatro,
  • Estimular o conhecimento das principais peças teatrais nacionais,
  • Formar um aluno – cidadão através do Teatro e da arte em geral,
  • Mostrar para o aluno uma visão ampla da nossa cultura e beneficiá-lo com outros campos em questão (valores sociais, músicas, atividades físicas e psicológicas).



Objetivos


  • Conhecer o teatro brasileiro,
  • Trazer para os alunos as obras literárias em forma de teatro para melhor entendimento das mesmas,
  • Teatro realístico (o teatro sendo apresentado como solução de alguns problemas do cotidiano),
  • Transformar a escola, cada vez mais, em um local lúdico, agradável, para o qual o aluno se dirige com prazer, através do teatro.
  • A intenção do teatro na escola é para colaborar no processo de aprendizagem do aluno tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental e, para isso, destacamos a participação do aluno como agente neste processo e não um mero espectador passivo.
  • O objetivo principal do teatro é educar, concretizar desejos, modificar o presente, preparar situações novas para o futuro, refletindo assim, o aluno e a comunidade.
  • Resgatar peças teatrais de autores nacionais.
  • O aluno aprenderá através do teatro a: conhecer, manipular os diversos tipos de linguagens (culta, regionalista, gírias, coloquial, entre outras) sem, no entanto, desrespeitar a linguagem do aluno.



Recursos Humanos



Alunos e professores

Recursos Materiais

  • Pesquisa em livros, jornais, computadores, revistas.
  • Materiais disponíveis na unidade escolar e materiais adaptados.
  • Palco, fitas de som.

Público Alvo


Alunos e comunidade.

Conteúdo

  • Peças teatrais nacionais e internacionais;
  • Criação de novas peças teatrais;
  • Circo – teatro;
  • Shows;
  • Romances literários de várias épocas e estilos;

Duração


Ano letivo.

Ambiente


Unidade escolar.

Metodologia / Avaliação

  • Selecionar as peças de acordo com a faixa etária e série.
  • Levar ao aluno conceitos básicos de observação e análise.

8.4 Projeto – Jornal da Escola – Parceria com o Jornal “Folha de São Paulo”


Objetivos:

  • Conscientizar os alunos da necessidade de participação no grupo em que convive.
  • Fazê-los perceber o valor da união para o alcance de objetivos.
  • Valorizar a produção de textos e a sua prática.
  • Fazê-los vivenciar o cotidiano da produção  de um jornal informativo.
  • Integrá-los nas atividades cotidianas e extraordinárias da escola.
  • Ampliar conhecimentos dos alunos sobre o mundo e sobre a comunidade em que vive.
  • Ajudar os alunos a compreender os acontecimentos da atualidade.
  • Fazer o aluno desenvolver atitudes críticas diante de certos acontecimentos.
  • Estimular a proposição de soluções sociais, políticas, econômicas.
  • Desenvolver habilidades de observação, interpretação e análise.
  • Desenvolver a habilidade da síntese para a elaboração dos textos.
  • Integrá-los entre classes e períodos.

Desenvolvimento

  • Os alunos farão leituras e produzirão textos informativos, relatórios, entrevistas, reportagens e selecionarão as que mais convém ser editadas.
  • Poderão também fazer parte do periódico – fotos, desenhos, jogos, ilustrações, desde que obedeçam aos objetivos propostos.

Recursos Humanos


Alunos, professores e equipe técnicas. 

Material

  • Jornal Folha de São Paulo;
  • Papel sulfite;
  • Cola, tesoura, canetas hidrográficas;
  • Computador e impressora.


8.5- Projeto de Leitura


Justificativa


Proporcionar ao educando um convívio estimulante com a leitura, assim como permitir que cumpra seu papel, ou seja o de ampliar, pela leitura da palavra, a leitura do mundo, formando um leitor competente e crítico.

Objetivos Específicos

  • Cativar os alunos para a leitura promovendo visitas à biblioteca, organizar visitas à editoras, ou redação de jornais, à feiras e bienais do livro.
  • Colocar à disposição do aluno to e qualquer material que possa ser um convite prazeroso para o ato de ler: revistas em quadrinhos, revistas especializadas em carros, motos, moda, esportes, etc., folhetos, jornais, recortes com charges políticas, destinados ao público juvenil, revistas e livros que versem sobre assuntos do momento.
  • Oferecer um repertório repleto de títulos, considerando-se principalmente a qualidade dos textos e o interesse e a preferência dos jovens.

Recursos Humanos


Corpo docente.

Recursos Materiais


Ampla biblioteca; sala de vídeo(televisão, vídeo, retroprojetor, som – fitas e CDs), livros didáticos, giz, apagador, jornais, revistas, gibis e uso de dicionário, Internet.

Público Alvo


Corpo Docente.

Conteúdo


Textos jornalísticos, científicos, de ficção, de leitura do mundo(placas, outdoors, etc.); textos dissertativos, narrativos e descritivos.

Duração


Durante o ano letivo.

Ambiente


Unidade Escolar, redação de jornais, editoras feiras de livros, etc.


Metodologia / Avaliação

  • Selecionar temas de acordo com a faixa etária.
  • Motivar os educandos, chamando a atenção da turma para as obras, fazer comentários sobre autores, discutir e criticar textos jornalísticos e charges.

Replanejamento


Dependendo do sucesso do projeto, será dada continuidade ao mesmo, sempre o aperfeiçoando.

“O educando precisa sentir que encontrou em você e na sua escola a ressonância de falar com alguém que o escute, de escrever a alguém que o leia e o compreenda”.  
  

8.6- Projeto prevenção também se ensina


Justificativa 


Que os alunos percebam que as DROGAS/AIDS/DST estão aí, sem escolher vítimas. Por isso é chegado o momento de todos pararem para pensar e mudar.

Objetivo Específico

  • capacitar monitores aos pares, instrumentalizando para a implementação de ações de prevenção se enfrentar situações – problemas relativos às Drogas, DST/AIDS, dentro das escolas.
  • conscientizá-los de tal modo, que possam adotar medidas de  conduta, com espírito criativo e crítico, dispensando a procura de riscos desnecessários.
  • Estabelecer estratégias preventivas que contribuam com a redução dos danos e dos comportamentos de risco dos adolescentes, frente ao uso indevido de drogas e às infecções pelas DST/Aids.

Recursos Humanos


Professores de Ciência e Biologia.

População Alvo


Alunos de 6º ao 9º ano Ensino Fundamental e Ensino Médio
Períodos: Integral e Noite.

Conteúdo

  • Sexualidade;
  • Universo do Adolescente;
  • Uso do Preservativo;
  • DST/AIDS;
  • Informações básicas sobre drogas.

Duração


Durante o ano letivo.

Ambiente


Escola.

Metodologia


Palestras, Trabalhos em grupo, filmes, debates, dinâmica.


Avaliação


Será feita através dos professores para análise do aproveitamento geral.


Replanejamento


Só será feito se a avaliação for insatisfatória.

Ações preventivas


Slogan, palestra, histórias em quadrinhos, dinâmica.


8.7 Projeto: Resíduos Humanos Meio Ambiente


Este projeto abrange as disciplinas de Ciências, Biologia, Física e Química.
Entretanto por ser multidisciplinar, as demais disciplinas (História, Geografia, Sociologia, Educação Artística, Português, Matemática), estão convidadas a participar e enriquecê-lo. 

Justificativa


O desenvolvimento urbano desordenado altera e polui o ambiente em seus diversos aspectos: solo, ar, água, acústico e visual.
O meio ambiente deve ser preservado como um todo, o manejo dos resíduos urbanos deve ser direcionado para a obtenção de uma melhor qualidade ambiental, com a proteção de recursos naturais (água, ar, solo), paisagístico a culturais resultando numa melhoria da qualidade de vida da população.

Objetivos Específicos


Conscientizar a comunidade escolar da real e urgente necessidade de preservação do meio ambiente.


Recursos Humanos

  • Direção;
  • Professores;
  • Alunos;
  • Serventes;
  • Comunidade.

Recursos Materiais

  • Vídeos;
  • Datashow
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Internet;
  • Visitas a Plantas de Reciclagem, Tratamento ou Disposição final já existente.

Público Alvo

  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio.

Conteúdo


O conteúdo deverá ser desenvolvido dentro de cada disciplina, mantendo-se, contudo a interdisciplinaridade.

Duração


Ano Letivo.

Ambiente

  • Sala de aula;
  • Sala de Informática;
  • Pátio;
  • Cidade (sempre que for necessário)

Metodologia/ Avaliação

A metodologia proposta a ser desenvolvida tem como tópicos principais:
  • Definição de resíduos urbanos;
  • Caracterização de resíduos urbanos;
  • Classificação;
  • Identificação dos agentes contaminantes;
  • Discussão das limitações para o manejo e disposição final desses resíduos;
  • Soluções integradas (projeto desenvolvido pelos alunos).

Replanejamento


A metodologia aplicada e o sistema de avaliação deverão ser avaliados (constantemente) durante todo o processo, e substituídos sempre que necessário. 

8.8 Projeto de Paz 


Justificativa

 Durante os últimos anos a violência se consolidou como a grande preocupação vivida pela atual sociedade.
 Ela vem fundamentada com a falta de perspectiva de melhores condições de vida, provocadas pelo desemprego em massa e pela aculturação da população.
Nesse sentido, busca-se compreender e interpretar as causas de tal problema, procurando mostrar aos alunos as conseqüências nefastas no cotidiano da sociedade.

Objetivos Específicos

  • identificação das manifestações de violência nas diversas sociedades ao longo da história;
  • entendimento da violência não só como agressão física mas também moral e patrimonial;
  • comparação  da violência encontrada na atualidade com a violência de outras épocas;
  • identificação  dos locais onde a violência se manifesta mais freqüentemente (no Brasil e no Mundo);
  • análise  das causas da violência na atualidade.

Recursos Humanos


Aluno, corpo docente e equipe técnica.

Recursos materiais

  • livros;
  • vídeos ;
  • jornais ;
  • Internet;
  • materiais para pintura.

Público Alvo


Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Conteúdo

  • as diversas  sociedades ao longo da história;
  • urbanização;
  • atualidade.


Duração


durante o ano letivo.

Ambiente


Sala de aula, sala de informática.

Metodologia e Avaliação

  • pesquisa;
  • entrevista;
  • debates;
  • análise de dados estatísticos;
  • vídeos;
  • relatórios;
  • análise de textos, letras de músicas;
  • execução de pinturas.

Replanejamento


O projeto será replanejado a todo o momento, aproveitando os acontecimentos importantes, da atualidade, pertinentes ao assunto.  

8.9 Projeto Recreio Dirigido


Justificativa


Uma das formas de combate a violência é o trabalho de integração de nossos alunos interagindo entre a comunidade escolar que acontece durante o período de recreio, harmonizando o ambiente.

Objetivos Específicos

  • harmonização da demanda escolar;
  • se sentirem pertencentes à escola;
  • participação dos gestores e funcionários no desenrolar da ação;
  • dois recreios por período como medida de segurança e melhor atendimento aos alunos.

Recursos Humanos

Gestores, professores, alunos e funcionários.

Recursos materiais

  • 3 pebolins; 
  • 2 jogos de tênis de mesa;
  • 1 mesa de jogo de botão oficial;
  • 4 mesas de xadrez e damas; 
  • 1 xbox.

Público Alvo


alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio.

Conteúdo


práticas desportivas, relações interpessoal.

Ambiente

pátio.

Metodologia

  • diálogo;
  • participação efetiva de todos envolvidos.

Replanejamento


durante o ano letivo faremos acompanhamento dos acontecimentos importantes, pertinentes ao projeto.

8.10  Projeto Blog 

Utilização por várias disciplinas através de vídeo, participação na resolução de problemas, pesquisas. www.blogdosuetonio.blogspot.com.