Justificativa
Incentivo à apreciação
estética de obras artísticas associadas ao fazer, conhecer e apreciar a Arte em
atividades que reflitam sentimentos e desenvolvam o espírito crítico.
Objetivos Específicos
- Desenvolver a análise crítica de obras de arte representando idéias e sentimentos através de imagens.
- Identificar a produção artística relacionando-a com o momento histórico-cultural.
Recursos Humanos
Alunos, professores,
equipe técnica.
Recursos Materiais
- Painéis com reproduções de obras artísticas;
- Livros de Artes;
- Vídeo;
- Biblioteca;
- Internet;
- Visitas a Museus.
Público Alvo
- Ensino Fundamental;
- Ensino Médio.
Conteúdo
Análise de obras
artísticas: reprodução e releitura.
Duração
Ano letivo.
Ambiente
- sala de aula;
- sala de informática;
- biblioteca;
- Museus locais.
Metodologia / Avaliação
- Realização dos trabalhos em sala de aula mediante apresentação de gravuras, reproduções, livros e vídeos.
- Realização de exposição com os trabalhos desenvolvidos.
8.2 Projeto de Esportes
Campeonato Interclasses – Futsal
Objetivo
desenvolver no aluno o espírito competitivo, o prazer pelos esportes, a obediência às regras do jogo e o respeito aos colegas.
Clientela
alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Período de realização
1º e 2º semestres
Responsáveis
Professores de Educação Física, Professores Coordenadores e Direção.
Recursos Materiais
- bolas de futsal,
- uniformes,
- quadra esportiva,
- traves e redes.
Avaliação
atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.Campeonato de Tênis de Mesa
Objetivos
desenvolver no aluno o espírito competitivo, o prazer pela prática de esportes, a obediência às regras do jogo e o respeito pelos colegas.
Clientela
alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Período de realização
1º e 2º semestres
Responsáveis
Professores de Educação Física, Professores Coordenadores e Direção.
Recursos Materiais
- mesa de tênis de mesa,
- redes,
- bolinhas e raquetes.
Avaliação: condutas de solidariedade, respeito e dignidade.
8.3 Projeto de Teatro
Justificativa
- Divulgar para o aluno o que é o Teatro,
- Estimular o conhecimento das principais peças teatrais nacionais,
- Formar um aluno – cidadão através do Teatro e da arte em geral,
- Mostrar para o aluno uma visão ampla da nossa cultura e beneficiá-lo com outros campos em questão (valores sociais, músicas, atividades físicas e psicológicas).
Objetivos
- Conhecer o teatro brasileiro,
- Trazer para os alunos as obras literárias em forma de teatro para melhor entendimento das mesmas,
- Teatro realístico (o teatro sendo apresentado como solução de alguns problemas do cotidiano),
- Transformar a escola, cada vez mais, em um local lúdico, agradável, para o qual o aluno se dirige com prazer, através do teatro.
- A intenção do teatro na escola é para colaborar no processo de aprendizagem do aluno tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental e, para isso, destacamos a participação do aluno como agente neste processo e não um mero espectador passivo.
- O objetivo principal do teatro é educar, concretizar desejos, modificar o presente, preparar situações novas para o futuro, refletindo assim, o aluno e a comunidade.
- Resgatar peças teatrais de autores nacionais.
- O aluno aprenderá através do teatro a: conhecer, manipular os diversos tipos de linguagens (culta, regionalista, gírias, coloquial, entre outras) sem, no entanto, desrespeitar a linguagem do aluno.
Recursos Humanos
Alunos e professores
Recursos Materiais
- Pesquisa em livros, jornais, computadores, revistas.
- Materiais disponíveis na unidade escolar e materiais adaptados.
- Palco, fitas de som.
Público Alvo
Alunos e comunidade.
Conteúdo
- Peças teatrais nacionais e internacionais;
- Criação de novas peças teatrais;
- Circo – teatro;
- Shows;
- Romances literários de várias épocas e estilos;
Duração
Ano letivo.
Ambiente
Unidade escolar.
Metodologia / Avaliação
- Selecionar as peças de acordo com a faixa etária e série.
- Levar ao aluno conceitos básicos de observação e análise.
8.4 Projeto – Jornal da Escola – Parceria com o Jornal “Folha de São Paulo”
Objetivos:
- Conscientizar os alunos da necessidade de participação no grupo em que convive.
- Fazê-los perceber o valor da união para o alcance de objetivos.
- Valorizar a produção de textos e a sua prática.
- Fazê-los vivenciar o cotidiano da produção de um jornal informativo.
- Integrá-los nas atividades cotidianas e extraordinárias da escola.
- Ampliar conhecimentos dos alunos sobre o mundo e sobre a comunidade em que vive.
- Ajudar os alunos a compreender os acontecimentos da atualidade.
- Fazer o aluno desenvolver atitudes críticas diante de certos acontecimentos.
- Estimular a proposição de soluções sociais, políticas, econômicas.
- Desenvolver habilidades de observação, interpretação e análise.
- Desenvolver a habilidade da síntese para a elaboração dos textos.
- Integrá-los entre classes e períodos.
Desenvolvimento
- Os alunos farão leituras e produzirão textos informativos, relatórios, entrevistas, reportagens e selecionarão as que mais convém ser editadas.
- Poderão também fazer parte do periódico – fotos, desenhos, jogos, ilustrações, desde que obedeçam aos objetivos propostos.
Recursos Humanos
Alunos, professores e equipe técnicas.
Material
- Jornal Folha de São Paulo;
- Papel sulfite;
- Cola, tesoura, canetas hidrográficas;
- Computador e impressora.
8.5- Projeto de Leitura
Justificativa
Proporcionar ao educando um convívio estimulante com a leitura, assim como permitir que cumpra seu papel, ou seja o de ampliar, pela leitura da palavra, a leitura do mundo, formando um leitor competente e crítico.
Objetivos Específicos
- Cativar os alunos para a leitura promovendo visitas à biblioteca, organizar visitas à editoras, ou redação de jornais, à feiras e bienais do livro.
- Colocar à disposição do aluno to e qualquer material que possa ser um convite prazeroso para o ato de ler: revistas em quadrinhos, revistas especializadas em carros, motos, moda, esportes, etc., folhetos, jornais, recortes com charges políticas, destinados ao público juvenil, revistas e livros que versem sobre assuntos do momento.
- Oferecer um repertório repleto de títulos, considerando-se principalmente a qualidade dos textos e o interesse e a preferência dos jovens.
Recursos Humanos
Corpo docente.
Recursos Materiais
Ampla biblioteca; sala de vídeo(televisão, vídeo, retroprojetor, som – fitas e CDs), livros didáticos, giz, apagador, jornais, revistas, gibis e uso de dicionário, Internet.
Público Alvo
Corpo Docente.
Conteúdo
Textos jornalísticos, científicos, de ficção, de leitura do mundo(placas, outdoors, etc.); textos dissertativos, narrativos e descritivos.
Duração
Durante o ano letivo.
Ambiente
Unidade Escolar, redação de jornais, editoras feiras de livros, etc.
Metodologia / Avaliação
- Selecionar temas de acordo com a faixa etária.
- Motivar os educandos, chamando a atenção da turma para as obras, fazer comentários sobre autores, discutir e criticar textos jornalísticos e charges.
Replanejamento
Dependendo do sucesso do projeto, será dada continuidade ao mesmo, sempre o aperfeiçoando.
“O educando precisa sentir que encontrou em você e na sua escola a ressonância de falar com alguém que o escute, de escrever a alguém que o leia e o compreenda”.
8.6- Projeto prevenção também se ensina
Justificativa
Que os alunos percebam que as DROGAS/AIDS/DST estão aí, sem escolher vítimas. Por isso é chegado o momento de todos pararem para pensar e mudar.
Objetivo Específico
- capacitar monitores aos pares, instrumentalizando para a implementação de ações de prevenção se enfrentar situações – problemas relativos às Drogas, DST/AIDS, dentro das escolas.
- conscientizá-los de tal modo, que possam adotar medidas de conduta, com espírito criativo e crítico, dispensando a procura de riscos desnecessários.
- Estabelecer estratégias preventivas que contribuam com a redução dos danos e dos comportamentos de risco dos adolescentes, frente ao uso indevido de drogas e às infecções pelas DST/Aids.
Recursos Humanos
Professores de Ciência e Biologia.
População Alvo
Alunos de 6º ao 9º ano Ensino Fundamental e Ensino Médio
Períodos: Integral e Noite.
Conteúdo
- Sexualidade;
- Universo do Adolescente;
- Uso do Preservativo;
- DST/AIDS;
- Informações básicas sobre drogas.
Duração
Durante o ano letivo.
Ambiente
Escola.
Metodologia
Palestras, Trabalhos em grupo, filmes, debates, dinâmica.
Avaliação
Será feita através dos professores para análise do aproveitamento geral.
Replanejamento
Só será feito se a avaliação for insatisfatória.
Ações preventivas
Slogan, palestra, histórias em quadrinhos, dinâmica.
8.7 Projeto: Resíduos Humanos Meio Ambiente
Este projeto abrange as disciplinas de Ciências, Biologia, Física e Química.
Entretanto por ser multidisciplinar, as demais disciplinas (História, Geografia, Sociologia, Educação Artística, Português, Matemática), estão convidadas a participar e enriquecê-lo.
Justificativa
O desenvolvimento urbano desordenado altera e polui o ambiente em seus diversos aspectos: solo, ar, água, acústico e visual.
O meio ambiente deve ser preservado como um todo, o manejo dos resíduos urbanos deve ser direcionado para a obtenção de uma melhor qualidade ambiental, com a proteção de recursos naturais (água, ar, solo), paisagístico a culturais resultando numa melhoria da qualidade de vida da população.
Objetivos Específicos
Conscientizar a comunidade escolar da real e urgente necessidade de preservação do meio ambiente.
Recursos Humanos
- Direção;
- Professores;
- Alunos;
- Serventes;
- Comunidade.
Recursos Materiais
- Vídeos;
- Datashow
- Jornais;
- Revistas;
- Internet;
- Visitas a Plantas de Reciclagem, Tratamento ou Disposição final já existente.
Público Alvo
- Ensino Fundamental;
- Ensino Médio.
Conteúdo
O conteúdo deverá ser desenvolvido dentro de cada disciplina, mantendo-se, contudo a interdisciplinaridade.
Duração
Ano Letivo.
Ambiente
- Sala de aula;
- Sala de Informática;
- Pátio;
- Cidade (sempre que for necessário)
Metodologia/ Avaliação
A metodologia proposta a ser desenvolvida tem como tópicos principais:
- Definição de resíduos urbanos;
- Caracterização de resíduos urbanos;
- Classificação;
- Identificação dos agentes contaminantes;
- Discussão das limitações para o manejo e disposição final desses resíduos;
- Soluções integradas (projeto desenvolvido pelos alunos).
Replanejamento
A metodologia aplicada e o sistema de avaliação deverão ser avaliados (constantemente) durante todo o processo, e substituídos sempre que necessário.
8.8 Projeto de Paz
Justificativa
Durante os últimos anos a violência se consolidou como a grande preocupação vivida pela atual sociedade.
Ela vem fundamentada com a falta de perspectiva de melhores condições de vida, provocadas pelo desemprego em massa e pela aculturação da população.
Nesse sentido, busca-se compreender e interpretar as causas de tal problema, procurando mostrar aos alunos as conseqüências nefastas no cotidiano da sociedade.
Objetivos Específicos
- identificação das manifestações de violência nas diversas sociedades ao longo da história;
- entendimento da violência não só como agressão física mas também moral e patrimonial;
- comparação da violência encontrada na atualidade com a violência de outras épocas;
- identificação dos locais onde a violência se manifesta mais freqüentemente (no Brasil e no Mundo);
- análise das causas da violência na atualidade.
Recursos Humanos
Aluno, corpo docente e equipe técnica.
Recursos materiais
- livros;
- vídeos ;
- jornais ;
- Internet;
- materiais para pintura.
Público Alvo
Alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Conteúdo
- as diversas sociedades ao longo da história;
- urbanização;
- atualidade.
Duração
durante o ano letivo.
Ambiente
Sala de aula, sala de informática.
Metodologia e Avaliação
- pesquisa;
- entrevista;
- debates;
- análise de dados estatísticos;
- vídeos;
- relatórios;
- análise de textos, letras de músicas;
- execução de pinturas.
Replanejamento
O projeto será replanejado a todo o momento, aproveitando os acontecimentos importantes, da atualidade, pertinentes ao assunto.
8.9 Projeto Recreio Dirigido
Justificativa
Uma das formas de combate a violência é o trabalho de integração de nossos alunos interagindo entre a comunidade escolar que acontece durante o período de recreio, harmonizando o ambiente.
Objetivos Específicos
- harmonização da demanda escolar;
- se sentirem pertencentes à escola;
- participação dos gestores e funcionários no desenrolar da ação;
- dois recreios por período como medida de segurança e melhor atendimento aos alunos.
Recursos Humanos
Gestores, professores, alunos e funcionários.
Recursos materiais
- 3 pebolins;
- 2 jogos de tênis de mesa;
- 1 mesa de jogo de botão oficial;
- 4 mesas de xadrez e damas;
- 1 xbox.
Público Alvo
alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio.
Conteúdo
práticas desportivas, relações interpessoal.
Ambiente
pátio.
Metodologia
- diálogo;
- participação efetiva de todos envolvidos.
Replanejamento
durante o ano letivo faremos acompanhamento dos acontecimentos importantes, pertinentes ao projeto.
8.10 Projeto Blog
Utilização por várias disciplinas através de vídeo, participação na resolução de problemas, pesquisas. www.blogdosuetonio.blogspot.com.