Projeto Pedagógico

INTRODUÇÃO 

Também denominado PROPOSTA PEDAGÓGICA, é a síntese dos princípios, diretrizes e prioridades estabelecidas pela equipe escolar a partir dos objetivos educacionais e da definição dos resultados a serem atingidos, sempre voltados para a melhoria da aprendizagem dos alunos e do desempenho da escola.

A proposta pedagógica deve ser elaborada a partir das informações obtidas junto à comunidade (variáveis exógenas, ou seja, exteriores à escola) e junto à própria escola (variáveis endógenas, ou seja, informações internas, a serem fornecidas por todos os que trabalham e convivem no ambiente escolar (alunos, professores, direção, pais e todos os funcionários).

Os objetivos e metas do PROJETO PEDAGÓGICO devem ser elaborados a partir das necessidades, limitações, expectativas e potencialidades da comunidade, dos alunos, da equipe escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na escola.

Deve conter, no mínimo, as seguintes informações:

- as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver;
- os conceitos integradores e os conceitos significativos;
- os contextos significativos;
- as informações e conhecimentos anteriores que possuem, tanto os alunos quanto os professores;
- os materiais e procedimentos a serem utilizados;
- a organização do espaço e as relações na sala de aula;
- as relações interpessoais;
- a organização do tempo;
- os projetos a serem desenvolvidos.

No Ensino Fundamental, o PROJETO PEDAGÓGICO deve ter como objetivo a formação do cidadão, fornecendo ao aluno, ainda, subsídios necessários à sua melhor inclusão social.

Para o Ensino Médio, além do reforço da consciência cidadã, deve-se preparar o aluno para as incertezas e a provisoriedade  da vida social atual e especificamente a vida profissional, além de trabalharmos, junto a eles, a formação de atitudes para o trabalho. 

A Proposta Pedagógica da Escola Estadual Professor Suetônio Bittencourt Júnior, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares – PCNs.



ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O Ensino Fundamental e Médio devem estar comprometidos com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:

- respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
- igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
- participação como elemento fundamental à democracia;
- co-responsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo.

A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:

- posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
- tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
- inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.

A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs para o Ensino fundamental e médio e que se caracterizam por:

- urgência social;
- abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
- favorecimento na compreensão da realidade social.

Na forma de:

- ética;
- diversidade cultural;
- meio-ambiente;
- saúde;
- orientação sexual;
- trabalho e consumo;
- temas locais.

Serão agregados, sempre que possível, a temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.

Objetivos gerais para o aluno:

- domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
- aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
- aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
- aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
- compreensão e uso de tecnologias;
- formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
- aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
- cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
- compreensão de deveres e direitos de cidadania.

O currículo escolar valorizará, ainda, as seguintes atividades:

- estudos do meio;
- eventos cívicos e comemorativos;
- viagens de integração e socialização;
- visitas a exposições, mostras culturais e eventos.

Os alunos contarão com um laboratório de informática cuja finalidade é a obtenção de competências e habilidades no uso do computador como instrumento de estudo, pesquisa e trabalho, acompanhados por seus professores.



O PAPEL DO EDUCADOR

O principal papel do educador  é o de inserir o educando no universo da linguagem científica. Levá-lo a reconhecer que a ciência é uma produção humana e que o conhecimento científico é o modo pelo qual o homem domina a natureza e a incorpora, transformando-a de acordo com suas necessidades.

A questão está em como realizar essa tarefa.

Por mais coeso que seja o corpo docente de uma escola é difícil traçar um denominador comum para as “formas de atuar”. Hoje, o professor trabalha não só a informação, como também a formação, conversando, corrigindo posturas. Assim, procuramos estabelecer um paralelo entre assuntos atuais e os objetivos que se pretende atingir.

A principal preocupação do corpo docente desta escola é a de dar instrumento aos alunos para que venham a ter capacidade para analisar a realidade da sociedade em que vivemos, uma sociedade dinâmica, em ritmo acelerado, cada vez mais globalizado. A todo momento têm sido alertados para as conseqüências da revolução técnico – científica, exigindo mão de obra cada vez mais qualificada, com capacidade de pesquisar e de inventar coisas novas. Aí está o tipo de aluno que desejamos formar.




TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO

 Quanto aos procedimentos de ensino utilizados, as ações também são diversificadas, dependendo do próprio docente, da situação que se apresenta em determinado momento, do conteúdo a ser ministrado, do  tempo disponível e utilização da ciência e tecnologia.

Acreditamos que não existem métodos e técnicas de ensino que sejam superiores ou melhores do que os outros. O que existe é a necessidade de se manter um vínculo entre educador e educando para fazer fluir o processo ensino – aprendizagem, com qualidade, dentro das possibilidades e condições de trabalho existentes.

Respeitando a maneira de cada professor trabalhar o conteúdo programático por disciplina, existe a preocupação coletiva de que o educando consiga a assimilação receptiva do conhecimento.

Na medida do possível, estaremos também criando neles o hábito de reproduzir o conhecimento adquirido em situações novas, objetivando prepará-los para enfrentar o competitivo mercado de trabalho.


PLANOS DE AÇÃO

Metas  em Longo Prazo

Criar condições para que nossos alunos, com o apoio dos pais recebam as noções básicas de educação, cultura e respeito, para pleno exercício da cidadania.

Metas em Médio Prazo

Estabelecer espaços para leitura e reflexão diárias.

Convidar profissionais, tais como, psicólogos, médicos, para orientar a conduta dos pais em relação aos filhos.

Convidar os pais para atividades que levem à reflexão e aos objetivos propostos.


Metas em Curto Prazo


01 – Projeto de Leitura: através da Biblioteca da Escola, com escala de horários para todas as classes e disponibilidade de freqüência, fora da carga horária do aluno.

02 – Projeto de Esportes: realização de Torneios Inter – classes; Turmas de ACD: Futsal,  Judô.

03 – Projeto de Arte: realização de coreografias de Dança, Teatro, Festival de Música e Exposição de Trabalhos.

04 – Projeto de Conservação: Pintura, Jardinagem e Mutirões de Limpeza e Organização da Escola.

05 – Projeto de Recuperação Paralela (Plantão de Dúvidas – uso do Blog – Rede Sociais)

06 – Blog – utilização por várias disciplinas através de vídeo, participação na resolução de problemas, pesquisas. www.blogdosuetonio.blogspot.com

07 – Uso de site para trabalhos em sala de aula e pesquisa no site HTTP://ESCOLASUETONIOPROJETOINTERDISCIPLINAR.FREEWEBCLASS.COM

08 - Projeto: Prevenção também se Ensina.

09 – Projeto: “Escola Solidária”

10 – Projeto Social - “Comunidade Escola  em  Ação”

11 – Projeto – Teatro

12 - Projeto – Revistas em sala de aula

13 – Projeto – Resíduos Humanos e Meio  Ambiente

14 – Projeto –  Recreio Dirigido

15 – Projeto – “Aê, Segue o Blog”

16 – Projeto  - Apoio à Aprendizagem