sexta-feira, 22 de abril de 2016

5.3.1.3 - SÍNTESE DOS OBJETIVOS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - ENSINO FUNDAMENTAL - 8º ANO



Matemática


Fazer com que o aluno:


compreenda o significado de uma equação de 1º grau com uma e duas incógnitas;

  • utilize a equação do 1º grau na resolução de problemas;
  • compreenda o significado de uma inequação do 1º grau e utilize as propriedades da desigualdade numérica;
  • desenvolva habilidades de operações com produtos notáveis;
  • determine áreas de figuras planas através da composição e decomposição de figuras;
  • utilize a regra de três simples e composta na resolução de situações-problema;
  • resolva problemas que envolvam percentagem;
  • possibilite conhecimento da realidade, saúde e diversidades culturais.

História


  • explicar os motivos que levaram os cafeicultores do oeste paulista a romperem com a monarquia;
  • identificar os motivos que levaram à divulgação do pensamento republicano;
  • identificar a participação dos militares na proclamação da República;
  • determinar o período republicano conhecido como república espada;
  • conhecer os fatores que provocaram a crise do encilhamento e seus resultados;
  • caracterizar a Primeira Constituição Republicana;
  • identificar os motivos que levaram à renúncia de Deodoro;
  • identificar o significado da cafeicultura para os primeiros anos do período republicano;
  • caracterizar a indústria brasileira nos primeiros anos da república;
  • definir a política do café-com-leite.
  • caracterizar as rebeldias sociais de caráter messiânico;
  • as rebeliões sociais urbanas;
  • conhecer os motivos que levaram à Revolta da Chibata e à Revolta da Vacina;
  • identificar São Paulo como principal centro industrial do Brasil;
  • caracterizar o movimento que gerou a "semana de arte moderna" de 22 e o seu significado;
  • conhecer como se formou o Partido Comunista Brasileiro;
  • conhecer os fatores que levaram à Revolução de 30, que derrubou a política da república oligárquica;
  • conhecer os principais acontecimentos do governo provisório de Getúlio Vargas.
  • argas.

Geografia


Levar o aluno a:
  • identificar a divisão histórico-geográfica dos continentes e suas características;
  • identificar os países pobres e ricos e suas características econômicas, políticas e sociais;
  • evidenciar as diferenças que marcaram a colonização do continente americano;
  • conhecer a real condição de dependência sócio-econômica da América Latina;
  • identificar cada um dos aspectos do seu quadro natural;
  • identificar os diferentes setores da economia latino-americana;
  • reconhecer as diversidades regionais da América Latina;
  • conhecer as causas que diferenciam o quadro sócio-econômico da América anglo-saxônica;
  • relacionar o potencial econômico aos recursos naturais de cada região e os problemas do país à sua situação político-econômica.

Educação Artística

  • introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
  • integrar a geometria em sua linguagem plástica;
  • conhecer os principais polígonos;
  • dividir uma circunferência em partes iguais;
  • criar formas dramáticas: movimentos corporais, expressões faciais para representar ideias e sentimentos;
  • valorizar o texto verbal na composição teatral;
  • representar formas em movimento;
  • conhecer profissões relacionadas à produção de artes visuais;
  • criar e explorar fontes sonoras;
  • desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estéticos;
  • adquirir e desenvolver a habilidade de distinguir cor, forma, dimensão e espaço;
  • adquirir uma linguagem própria, desenhando, pintando, construindo, modelando e esculpindo.

Ciências


Fazer com que o aluno possa:
  • ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente, por meio da análise dos fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações, com destaque para o papel do homem;
  • estabelecer relações que expliquem os fenômenos estudados;
  • compreender e utilizar conhecimentos relativos à promoção da saúde;
  • verificar e analisar a participação do homem no ambiente também de uma perspectiva econômica;
  • reconhecer e analisar as características e propriedades dos componentes ambientais estudados;
  • investigar problemas e analisar as soluções encontradas.

Língua estrangeira - Inglês


Levar o aluno a:
  • identificar tempos verbais;
  • elaborar questões diretas e indiretas;
  • identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
  • adquirir gradativamente estruturas básicas da língua inglesa;
  • a correta pronúncia e entonação frasal;
  • compreensão de textos em Inglês;
  • adquirir conceitos versus vivência de ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
  • tornar-se um ser consciente e participativo;
  • o contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência, a importância da língua inglesa, considerada hoje como um instrumento de comunicação universal.

Língua Portuguesa/Produção de Texto


Levar o aluno a:

  • conscientização e resgate da autoestima, tornando-o pessoa responsável e capaz de analisar suas atitudes (individual e em grupo);
  • ter oportunidade de ler o mundo que o cerca, tendo a Escola como meio de ascensão na vida;
  • valorizar vínculos familiares;
  • respeitar diferenças;
  • tornar o educando leitor e interpretador.

Educação Física


Fazer com que o aluno:

  • desenvolva o pensamento operatório formal;
  • aprimore as capacidades físicas e habilidades motoras;
  • demonstre desenvoltura, segurança e coordenação na execução das atividades físicas propostas;
  • estabeleça seu próprio programa de desenvolvimento de condição física e motora;
  • utilize adequadamente os fundamentos na prática do jogo;
  • pratique conscientemente o jogo;
  • aceite as disputas como elementos da disputa e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais;
  • compreenda discutindo e estabelecendo relações entre as atividades esportivas e as danças, como fatos históricos, sociais e políticos;
  • apresente alternativas teórico-práticas para a solução de problemas de tática esportiva;
  • demonstre atitudes de cooperação, solidariedade e autonomia;
  • execute atividades associadas a diferentes ritmos e coreografias;
  • utilize adequadamente as horas de lazer;
  • participe efetivamente das atividades extraclasse;
  • apresente hábitos posturais consolidados;
  • conheça e distinga claramente os históricos das modalidades esportivas;
  • utilize claramente as palavras de cortesia;
  • conheça e utilize o material e uniforme adequado;
  • mantenha e divulgue o conhecimento do bom andamento;
  • discuta criticamente a sua participação nas atividades;
  • amplie seu autoconhecimento;
  • participe ativamente dos projetos transversais;
  • desenvolva seus aspectos críticos e autocríticos;
  • respeite a si e ao outro (limites corporais, desempenho, interesse biotípico, gênero, classe social, habilidades, erros).