Matemática
Fazer com que o aluno:
compreenda o significado de uma equação de 1º grau com uma e duas incógnitas;
- utilize a equação do 1º grau na resolução de problemas;
- compreenda o significado de uma inequação do 1º grau e utilize as propriedades da desigualdade numérica;
- desenvolva habilidades de operações com produtos notáveis;
- determine áreas de figuras planas através da composição e decomposição de figuras;
- utilize a regra de três simples e composta na resolução de situações-problema;
- resolva problemas que envolvam percentagem;
- possibilite conhecimento da realidade, saúde e diversidades culturais.
História
- explicar os motivos que levaram os cafeicultores do oeste paulista a romperem com a monarquia;
- identificar os motivos que levaram à divulgação do pensamento republicano;
- identificar a participação dos militares na proclamação da República;
- determinar o período republicano conhecido como república espada;
- conhecer os fatores que provocaram a crise do encilhamento e seus resultados;
- caracterizar a Primeira Constituição Republicana;
- identificar os motivos que levaram à renúncia de Deodoro;
- identificar o significado da cafeicultura para os primeiros anos do período republicano;
- caracterizar a indústria brasileira nos primeiros anos da república;
- definir a política do café-com-leite.
- caracterizar as rebeldias sociais de caráter messiânico;
- as rebeliões sociais urbanas;
- conhecer os motivos que levaram à Revolta da Chibata e à Revolta da Vacina;
- identificar São Paulo como principal centro industrial do Brasil;
- caracterizar o movimento que gerou a "semana de arte moderna" de 22 e o seu significado;
- conhecer como se formou o Partido Comunista Brasileiro;
- conhecer os fatores que levaram à Revolução de 30, que derrubou a política da república oligárquica;
- conhecer os principais acontecimentos do governo provisório de Getúlio Vargas.
- argas.
Geografia
Levar o aluno a:
- identificar a divisão histórico-geográfica dos continentes e suas características;
- identificar os países pobres e ricos e suas características econômicas, políticas e sociais;
- evidenciar as diferenças que marcaram a colonização do continente americano;
- conhecer a real condição de dependência sócio-econômica da América Latina;
- identificar cada um dos aspectos do seu quadro natural;
- identificar os diferentes setores da economia latino-americana;
- reconhecer as diversidades regionais da América Latina;
- conhecer as causas que diferenciam o quadro sócio-econômico da América anglo-saxônica;
- relacionar o potencial econômico aos recursos naturais de cada região e os problemas do país à sua situação político-econômica.
Educação Artística
- introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
- integrar a geometria em sua linguagem plástica;
- conhecer os principais polígonos;
- dividir uma circunferência em partes iguais;
- criar formas dramáticas: movimentos corporais, expressões faciais para representar ideias e sentimentos;
- valorizar o texto verbal na composição teatral;
- representar formas em movimento;
- conhecer profissões relacionadas à produção de artes visuais;
- criar e explorar fontes sonoras;
- desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estéticos;
- adquirir e desenvolver a habilidade de distinguir cor, forma, dimensão e espaço;
- adquirir uma linguagem própria, desenhando, pintando, construindo, modelando e esculpindo.
Ciências
Fazer com que o aluno possa:
- ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente, por meio da análise dos fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações, com destaque para o papel do homem;
- estabelecer relações que expliquem os fenômenos estudados;
- compreender e utilizar conhecimentos relativos à promoção da saúde;
- verificar e analisar a participação do homem no ambiente também de uma perspectiva econômica;
- reconhecer e analisar as características e propriedades dos componentes ambientais estudados;
- investigar problemas e analisar as soluções encontradas.
Língua estrangeira - Inglês
Levar o aluno a:
- identificar tempos verbais;
- elaborar questões diretas e indiretas;
- identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
- adquirir gradativamente estruturas básicas da língua inglesa;
- a correta pronúncia e entonação frasal;
- compreensão de textos em Inglês;
- adquirir conceitos versus vivência de ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
- tornar-se um ser consciente e participativo;
- o contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência, a importância da língua inglesa, considerada hoje como um instrumento de comunicação universal.
Língua Portuguesa/Produção de Texto
Levar o aluno a:
- conscientização e resgate da autoestima, tornando-o pessoa responsável e capaz de analisar suas atitudes (individual e em grupo);
- ter oportunidade de ler o mundo que o cerca, tendo a Escola como meio de ascensão na vida;
- valorizar vínculos familiares;
- respeitar diferenças;
- tornar o educando leitor e interpretador.
Educação Física
Fazer com que o aluno:
- desenvolva o pensamento operatório formal;
- aprimore as capacidades físicas e habilidades motoras;
- demonstre desenvoltura, segurança e coordenação na execução das atividades físicas propostas;
- estabeleça seu próprio programa de desenvolvimento de condição física e motora;
- utilize adequadamente os fundamentos na prática do jogo;
- pratique conscientemente o jogo;
- aceite as disputas como elementos da disputa e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais;
- compreenda discutindo e estabelecendo relações entre as atividades esportivas e as danças, como fatos históricos, sociais e políticos;
- apresente alternativas teórico-práticas para a solução de problemas de tática esportiva;
- demonstre atitudes de cooperação, solidariedade e autonomia;
- execute atividades associadas a diferentes ritmos e coreografias;
- utilize adequadamente as horas de lazer;
- participe efetivamente das atividades extraclasse;
- apresente hábitos posturais consolidados;
- conheça e distinga claramente os históricos das modalidades esportivas;
- utilize claramente as palavras de cortesia;
- conheça e utilize o material e uniforme adequado;
- mantenha e divulgue o conhecimento do bom andamento;
- discuta criticamente a sua participação nas atividades;
- amplie seu autoconhecimento;
- participe ativamente dos projetos transversais;
- desenvolva seus aspectos críticos e autocríticos;
- respeite a si e ao outro (limites corporais, desempenho, interesse biotípico, gênero, classe social, habilidades, erros).