sábado, 2 de julho de 2016

5.3.1 - SÍNTESE DOS OBJETIVOS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - ENSINO FUNDAMENTAL - 6º ANO



Língua Portuguesa/Produção de Texto


Levar o aluno a:
  • aprimorar a leitura oral, exercitando a partir de orientação sobre a entonação;
  • conhecer, observar e produzir bilhete, convite, cartão, cartão postal e carta, levando em consideração a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos;
  • produzir textos a partir de desenhos, rótulos, cardápios, recibos, fichas, jogos, anúncios, "out-doors";
  • interpretar textos do cotidiano;
  • elaborar acrósticos;
  • estudar roteiros de viagem;
  • observar a previsão do tempo;
  • destacar a função do verbo na frase;
  • motivar o educando para a formação de conceitos de vivência de ética, moral e conscientização geral, para a formação da cidadania;
  • conscientizar o educando sobre o uso e perigo de drogas;
  • observar e utilizar gírias;
  • dramatizar históricas, fatos do cotidiano;
  • estudar as rimas;
  • consultar com coerência os dicionários;
  • conceituar comunicação, linguagem e língua;
  • reconhecer os substantivos e classificá-los;
  • identificar e classificar o adjetivo;
  • classificar e reconhecer o artigo;
  • empregar corretamente o pronome.

Matemática


Levar o aluno a desenvolver os conhecimentos básicos da teoria e da prática da matemática necessária para sua perfeita integração com a sociedade em que vive;

Dar a conhecer ao aluno:

Conjuntos:
  • conceitos iniciais;
  • representação;
  • relação de pertinência;
  • classificação dos conjuntos;
  • conjuntos iguais;
  • sub-conjuntos;
  • operações com conjuntos;

Números Naturais:
  • sistema de numeração;
  • as operações no conjunto dos números naturais;
  • múltiplos e divisores
  • radiciação;
  • máximo divisor comum;
  • mínimo múltiplo comum;
  • o conjunto de números fracionários;
  • operações fundamentais com números fracionários;
  • problemas com números fracionários;

Introdução à geometria;
Medidas de comprimento.

História


  • introduzir conceitos de diferenças sociais;
  • mostrar a importância da vida em sociedade para o ser humano; destacar que a vida social implica na existência de regras sociais;
  • mostrar a importância do ensino de História, trabalhar a noção de tempo; familiarizar o aluno com o uso da cronologia e com as divisões utilizadas na contagem do tempo;
  • mostrar a importância das grandes navegações para o descobrimento do Brasil;
  • mostrar a submissão e a destruição das culturas indígenas e o papel da igreja católica na submissão dos índios;
  • mostrar como foi administrada a colônia brasileira no início do descobrimento;
  • mostrar as primeiras atividades econômicas no Brasil;
  • conhecer e identificar as comunidades, seus hábitos e costumes; relacionar, comparar modos de vida e organização de cada comunidade;
  • atualidade: fazer com que o aluno conheça seus direitos e deveres e que com isso tenha senso crítico com relação à realidade brasileira.

Língua estrangeira - Inglês


Levar o aluno a:
  • aprender as expressões mais comuns da língua inglesa;
  • compreender e reconhecer as palavras e seus significados;
  • aplicar e compreender as estruturas gramaticais da língua inglesa;
  • pronúncia correta;
  • aprimoramento do vocabulário;
  • identificação de tempos verbais;
  • aplicação e reconhecimento do Present Simple;
  • elaboração de questões diretas e indiretas;
  • aplicar e reconhecer o Present Continuous;
  • infiltrar na formação do educando conceitos versus ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
  • levar o educando a tornar-se um ser consciente e participativo.

Educação Artística


Levar o aluno a:
  • identificar os elementos fundamentais na composição plástica;
  • conceituar cores primárias, secundárias, terciárias, monocromia;
  • conceituar e aplicar cores neutras, quentes e cores frias;
  • perceber formas a partir de sugestões de linhas;
  • organizar composições;
  • conceituar e diferenciar linhas complexas;
  • obter formas positivas e negativas;
  • expressar por meio das atividades artísticas as vivências emocionais;
  • desenvolver e apreciar os valores éticos, morais e estéticos;
  • valorizar o texto verbal na composição teatral;
  • adquirir hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e grupal;
  • desenvolver a habilidade de usar o lazer construtivamente;
  • adquirir uma linguagem própria.

Ciências


Levar o aluno à aquisição de conhecimentos específicos, permitindo ampliar progressivamente seus conceitos e vocabulário científico, assim como reformular seus próprios conceitos.

Desenvolver no aluno a capacidade de questionar a realidade, formular hipóteses acerca de problemas, planejar e executar investigações (experimentais ou não) por meio de observações, coletas e análises de dados, fazer críticas e chegar a conclusões.

Geografia


Levar o aluno a:
  • construir os conceitos de ciência e encarar a geografia como tal;
  • entender o ponto de partida da localização e saber se orientar no tempo e no espaço;
  • saber orientar-se por meio de mapas;
  • distinguir os diferentes tipos de astros;
  • localizar a Terra e o Universo;
  • compreender os movimentos do planeta e suas conseqüências em nosso dia a dia;
  • conhecer o processo de formação das camadas da Terra;
  • identificar as diferentes formas de presença de água na Terra;
  • compreender a relação entre oceanos e mares;
  • reconhecer as possibilidades de aproveitamento econômico dos mares;
  • reconhecer a importância dos rios e lagos;
  • compreender a influência dos rios na caracterização regional;
  • valorizar a necessidade de preservação de rios.

Educação Física


Fazer com que o aluno:
  • desenvolva a criatividade;
  • explore e supere, de modo progressivo, suas capacidades físicas e habilidades motoras;
  • demonstre controle corporal executando movimentos com economia de esforço;
  • amplie noções de lateralidade, espaço e tempo;
  • demonstre habilidade no manuseio de diferentes materiais;
  • assuma seu papel nas atividades grupais;
  • modifique e amplie as regras do jogo;
  • participe com lealdade e respeito das atividades;
  • manifeste e defenda seu ponto de vista;
  • acompanhe diferentes ritmos com desenvoltura;
  • demonstre adaptação do ritmo individual ao ritmo do grupo;
  • expresse corporalmente suas emoções;
  • utilize adequadamente suas horas de lazer;
  • demonstre aquisição de hábitos posturais corretos;
  • participe ativamente dos jogos escolares e atividades propostas;
  • utilize normalmente palavras de cortesia;
  • utilize o kit para aulas;
  • desenvolva o conhecimento do bom andamento das aulas;
  • amplie seu auto-conhecimento;
  • execute com eficiência as formações básicas para ginástica;
  • participe ativamente dos projetos transversais.