Língua Portuguesa/Produção de Texto
Levar o aluno a:
- aprimorar a leitura oral, exercitando a partir de orientação sobre a entonação;
- conhecer, observar e produzir bilhete, convite, cartão, cartão postal e carta, levando em consideração a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos;
- produzir textos a partir de desenhos, rótulos, cardápios, recibos, fichas, jogos, anúncios, "out-doors";
- interpretar textos do cotidiano;
- elaborar acrósticos;
- estudar roteiros de viagem;
- observar a previsão do tempo;
- destacar a função do verbo na frase;
- motivar o educando para a formação de conceitos de vivência de ética, moral e conscientização geral, para a formação da cidadania;
- conscientizar o educando sobre o uso e perigo de drogas;
- observar e utilizar gírias;
- dramatizar históricas, fatos do cotidiano;
- estudar as rimas;
- consultar com coerência os dicionários;
- conceituar comunicação, linguagem e língua;
- reconhecer os substantivos e classificá-los;
- identificar e classificar o adjetivo;
- classificar e reconhecer o artigo;
- empregar corretamente o pronome.
Matemática
Levar o aluno a desenvolver os conhecimentos básicos da teoria e da prática da matemática necessária para sua perfeita integração com a sociedade em que vive;
Dar a conhecer ao aluno:
Conjuntos:
- conceitos iniciais;
- representação;
- relação de pertinência;
- classificação dos conjuntos;
- conjuntos iguais;
- sub-conjuntos;
- operações com conjuntos;
Números Naturais:
- sistema de numeração;
- as operações no conjunto dos números naturais;
- múltiplos e divisores
- radiciação;
- máximo divisor comum;
- mínimo múltiplo comum;
- o conjunto de números fracionários;
- operações fundamentais com números fracionários;
- problemas com números fracionários;
Introdução à geometria;
Medidas de comprimento.
História
- introduzir conceitos de diferenças sociais;
- mostrar a importância da vida em sociedade para o ser humano; destacar que a vida social implica na existência de regras sociais;
- mostrar a importância do ensino de História, trabalhar a noção de tempo; familiarizar o aluno com o uso da cronologia e com as divisões utilizadas na contagem do tempo;
- mostrar a importância das grandes navegações para o descobrimento do Brasil;
- mostrar a submissão e a destruição das culturas indígenas e o papel da igreja católica na submissão dos índios;
- mostrar como foi administrada a colônia brasileira no início do descobrimento;
- mostrar as primeiras atividades econômicas no Brasil;
- conhecer e identificar as comunidades, seus hábitos e costumes; relacionar, comparar modos de vida e organização de cada comunidade;
- atualidade: fazer com que o aluno conheça seus direitos e deveres e que com isso tenha senso crítico com relação à realidade brasileira.
Língua estrangeira - Inglês
Levar o aluno a:
- aprender as expressões mais comuns da língua inglesa;
- compreender e reconhecer as palavras e seus significados;
- aplicar e compreender as estruturas gramaticais da língua inglesa;
- pronúncia correta;
- aprimoramento do vocabulário;
- identificação de tempos verbais;
- aplicação e reconhecimento do Present Simple;
- elaboração de questões diretas e indiretas;
- aplicar e reconhecer o Present Continuous;
- infiltrar na formação do educando conceitos versus ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
- levar o educando a tornar-se um ser consciente e participativo.
Educação Artística
Levar o aluno a:
- identificar os elementos fundamentais na composição plástica;
- conceituar cores primárias, secundárias, terciárias, monocromia;
- conceituar e aplicar cores neutras, quentes e cores frias;
- perceber formas a partir de sugestões de linhas;
- organizar composições;
- conceituar e diferenciar linhas complexas;
- obter formas positivas e negativas;
- expressar por meio das atividades artísticas as vivências emocionais;
- desenvolver e apreciar os valores éticos, morais e estéticos;
- valorizar o texto verbal na composição teatral;
- adquirir hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e grupal;
- desenvolver a habilidade de usar o lazer construtivamente;
- adquirir uma linguagem própria.
Ciências
Levar o aluno à aquisição de conhecimentos específicos, permitindo ampliar progressivamente seus conceitos e vocabulário científico, assim como reformular seus próprios conceitos.
Desenvolver no aluno a capacidade de questionar a realidade, formular hipóteses acerca de problemas, planejar e executar investigações (experimentais ou não) por meio de observações, coletas e análises de dados, fazer críticas e chegar a conclusões.
Geografia
Levar o aluno a:
- construir os conceitos de ciência e encarar a geografia como tal;
- entender o ponto de partida da localização e saber se orientar no tempo e no espaço;
- saber orientar-se por meio de mapas;
- distinguir os diferentes tipos de astros;
- localizar a Terra e o Universo;
- compreender os movimentos do planeta e suas conseqüências em nosso dia a dia;
- conhecer o processo de formação das camadas da Terra;
- identificar as diferentes formas de presença de água na Terra;
- compreender a relação entre oceanos e mares;
- reconhecer as possibilidades de aproveitamento econômico dos mares;
- reconhecer a importância dos rios e lagos;
- compreender a influência dos rios na caracterização regional;
- valorizar a necessidade de preservação de rios.
Educação Física
Fazer com que o aluno:
- desenvolva a criatividade;
- explore e supere, de modo progressivo, suas capacidades físicas e habilidades motoras;
- demonstre controle corporal executando movimentos com economia de esforço;
- amplie noções de lateralidade, espaço e tempo;
- demonstre habilidade no manuseio de diferentes materiais;
- assuma seu papel nas atividades grupais;
- modifique e amplie as regras do jogo;
- participe com lealdade e respeito das atividades;
- manifeste e defenda seu ponto de vista;
- acompanhe diferentes ritmos com desenvoltura;
- demonstre adaptação do ritmo individual ao ritmo do grupo;
- expresse corporalmente suas emoções;
- utilize adequadamente suas horas de lazer;
- demonstre aquisição de hábitos posturais corretos;
- participe ativamente dos jogos escolares e atividades propostas;
- utilize normalmente palavras de cortesia;
- utilize o kit para aulas;
- desenvolva o conhecimento do bom andamento das aulas;
- amplie seu auto-conhecimento;
- execute com eficiência as formações básicas para ginástica;
- participe ativamente dos projetos transversais.