Língua Portuguesa/Produção de Texto
Levar o aluno a:
- aprimorar a leitura oral, exercitando a partir de orientação sobre a entonação;
 - conhecer, observar e produzir bilhete, convite, cartão, cartão postal e carta, levando em consideração a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos;
 - produzir textos a partir de desenhos, rótulos, cardápios, recibos, fichas, jogos, anúncios, "out-doors";
 - interpretar textos do cotidiano;
 - elaborar acrósticos;
 - estudar roteiros de viagem;
 - observar a previsão do tempo;
 - destacar a função do verbo na frase;
 - motivar o educando para a formação de conceitos de vivência de ética, moral e conscientização geral, para a formação da cidadania;
 - conscientizar o educando sobre o uso e perigo de drogas;
 - observar e utilizar gírias;
 - dramatizar históricas, fatos do cotidiano;
 - estudar as rimas;
 - consultar com coerência os dicionários;
 - conceituar comunicação, linguagem e língua;
 - reconhecer os substantivos e classificá-los;
 - identificar e classificar o adjetivo;
 - classificar e reconhecer o artigo;
 - empregar corretamente o pronome.
 
Matemática
Levar o aluno a desenvolver os conhecimentos básicos da teoria e da prática da matemática necessária para sua perfeita integração com a sociedade em que vive;
Dar a conhecer ao aluno:
Conjuntos:
- conceitos iniciais;
 - representação;
 - relação de pertinência;
 - classificação dos conjuntos;
 - conjuntos iguais;
 - sub-conjuntos;
 - operações com conjuntos;
 
Números Naturais:
- sistema de numeração;
 - as operações no conjunto dos números naturais;
 - múltiplos e divisores
 - radiciação;
 - máximo divisor comum;
 - mínimo múltiplo comum;
 - o conjunto de números fracionários;
 - operações fundamentais com números fracionários;
 - problemas com números fracionários;
 
Introdução à geometria;
Medidas de comprimento.
História
- introduzir conceitos de diferenças sociais;
 - mostrar a importância da vida em sociedade para o ser humano; destacar que a vida social implica na existência de regras sociais;
 - mostrar a importância do ensino de História, trabalhar a noção de tempo; familiarizar o aluno com o uso da cronologia e com as divisões utilizadas na contagem do tempo;
 - mostrar a importância das grandes navegações para o descobrimento do Brasil;
 - mostrar a submissão e a destruição das culturas indígenas e o papel da igreja católica na submissão dos índios;
 - mostrar como foi administrada a colônia brasileira no início do descobrimento;
 - mostrar as primeiras atividades econômicas no Brasil;
 - conhecer e identificar as comunidades, seus hábitos e costumes; relacionar, comparar modos de vida e organização de cada comunidade;
 - atualidade: fazer com que o aluno conheça seus direitos e deveres e que com isso tenha senso crítico com relação à realidade brasileira.
 
Língua estrangeira - Inglês
Levar o aluno a:
- aprender as expressões mais comuns da língua inglesa;
 - compreender e reconhecer as palavras e seus significados;
 - aplicar e compreender as estruturas gramaticais da língua inglesa;
 - pronúncia correta;
 - aprimoramento do vocabulário;
 - identificação de tempos verbais;
 - aplicação e reconhecimento do Present Simple;
 - elaboração de questões diretas e indiretas;
 - aplicar e reconhecer o Present Continuous;
 - infiltrar na formação do educando conceitos versus ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
 - levar o educando a tornar-se um ser consciente e participativo.
 
Educação Artística
Levar o aluno a:
- identificar os elementos fundamentais na composição plástica;
 - conceituar cores primárias, secundárias, terciárias, monocromia;
 - conceituar e aplicar cores neutras, quentes e cores frias;
 - perceber formas a partir de sugestões de linhas;
 - organizar composições;
 - conceituar e diferenciar linhas complexas;
 - obter formas positivas e negativas;
 - expressar por meio das atividades artísticas as vivências emocionais;
 - desenvolver e apreciar os valores éticos, morais e estéticos;
 - valorizar o texto verbal na composição teatral;
 - adquirir hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e grupal;
 - desenvolver a habilidade de usar o lazer construtivamente;
 - adquirir uma linguagem própria.
 
Ciências
Levar o aluno à aquisição de conhecimentos específicos, permitindo ampliar progressivamente seus conceitos e vocabulário científico, assim como reformular seus próprios conceitos.
Desenvolver no aluno a capacidade de questionar a realidade, formular hipóteses acerca de problemas, planejar e executar investigações (experimentais ou não) por meio de observações, coletas e análises de dados, fazer críticas e chegar a conclusões.
Geografia
Levar o aluno a:
- construir os conceitos de ciência e encarar a geografia como tal;
 - entender o ponto de partida da localização e saber se orientar no tempo e no espaço;
 - saber orientar-se por meio de mapas;
 - distinguir os diferentes tipos de astros;
 - localizar a Terra e o Universo;
 - compreender os movimentos do planeta e suas conseqüências em nosso dia a dia;
 - conhecer o processo de formação das camadas da Terra;
 - identificar as diferentes formas de presença de água na Terra;
 - compreender a relação entre oceanos e mares;
 - reconhecer as possibilidades de aproveitamento econômico dos mares;
 - reconhecer a importância dos rios e lagos;
 - compreender a influência dos rios na caracterização regional;
 - valorizar a necessidade de preservação de rios.
 
Educação Física
Fazer com que o aluno:
- desenvolva a criatividade;
 - explore e supere, de modo progressivo, suas capacidades físicas e habilidades motoras;
 - demonstre controle corporal executando movimentos com economia de esforço;
 - amplie noções de lateralidade, espaço e tempo;
 - demonstre habilidade no manuseio de diferentes materiais;
 - assuma seu papel nas atividades grupais;
 - modifique e amplie as regras do jogo;
 - participe com lealdade e respeito das atividades;
 - manifeste e defenda seu ponto de vista;
 - acompanhe diferentes ritmos com desenvoltura;
 - demonstre adaptação do ritmo individual ao ritmo do grupo;
 - expresse corporalmente suas emoções;
 - utilize adequadamente suas horas de lazer;
 - demonstre aquisição de hábitos posturais corretos;
 - participe ativamente dos jogos escolares e atividades propostas;
 - utilize normalmente palavras de cortesia;
 - utilize o kit para aulas;
 - desenvolva o conhecimento do bom andamento das aulas;
 - amplie seu auto-conhecimento;
 - execute com eficiência as formações básicas para ginástica;
 - participe ativamente dos projetos transversais.